Planejamento em Educação Musical
Durante todo o ano de trabalho com nossos alunos precisamos revisitar nosso planejamento. Ele é um guia e não um modelo fixo. Requer contínuas revisões e adaptações de acordo com as necessidades que são percebidas no percurso.
O início do ano é o momento em que podemos praticar em diversos cursos “atividades prontas” e muito interessantes. Mas o ideal é motivar e alimentar nossas ideias como educadores. E assim, repensar as necessidades de nossos alunos e como conduzir o trabalho como educador. Assim, proponho alguns questionamentos:
- Você já tem um ‘currículo guia’ para as aulas de música onde atua?
- O que é possível/fundamental estar presente no percurso que as crianças farão com você?
- Qual a importância do fazer musical que une o cantar-dançar-jogar-brincar-tocar?
- Quais educadores e pedagogos musicais foram ou são fontes de reflexão como professor/artista/educador musical?
- Quais suas experiências mais significativas e ideias musicais que você utiliza em suas aulas?
- Você conhece a BNCC e o que é proposto como habilidades a serem desenvolvidas em música?
- Como elaboro um planejamento escrito que não seja somente mais um ‘documento’ mas um instrumento que contribua efetivamente no dia a dia como professor/artista/educador musical?
Convido você para uma parada para pensarmos juntos o fazer musical e planejarmos!
Venha com suas experiências para conversamos e juntos acender luzes para no novo ano de trabalho.
Publico alvo: Professores/educadores musicais da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, arte-educadores, oficineiros de projetos sociais, alunos de licenciatura de música.
Carga Horária: 10 horas
Bibliografia:
BRITO, Teca A. Música na educação infantil: Propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FRANÇA, Cecília C. (org.). Hoje tem aula de música? Belo Horizonte: MUS, 2016.
FRANÇA, Cecília C. Trilha da música: Orientações pedagógicas. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2013.
GOODKIN, Doug. The ABC’s of education: A primer for schools to come. San Francisco: Pentatonic Press, 2006.
ILARI, Teresa M. B. (org.) Pedagogias em educação musical. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2013.
Reviews
There are no reviews yet.